O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Ministério das Comunicações recebe presidente da Câmara de Mariana em Brasília

Ministério das Comunicações recebe presidente da Câmara de Mariana em Brasília

A expectativa é que até junho Mariana já receba a TV Câmara no município. IMAGEM: Redes Sociais Ediraldo Ramos

Mariana e Ouro Preto estão entre as 30 primeiras cidades a serem contempladas pelo projeto Brasil Digital

Por: Amanda de Paula Almeida

O presidente da Câmara Municipal de Mariana, Ediraldo Ramos (PSB), acompanhado pelo ex-prefeito Duarte Jr., foi recebido em Brasília nesta terça-feira (4) pelo secretário do Ministro das Comunicações, Wilson Wellisch. Durante o encontro, eles defenderam a inclusão prioritária da Primaz de Minas nas próximas etapas do programa Brasil Digital, que visa ampliar a conectividade e o desenvolvimento tecnológico no país.

O Brasil Digital é um programa que tem como objetivo implantar estações transmissoras de TV para levar os canais da Rede Legislativa (emissoras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das assembleias legislativas e das câmaras municipais) e da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), além de seus parceiros da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), para municípios ainda não cobertos por essas emissoras. A iniciativa conta com orçamento previsto no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a compra e instalação dos equipamentos de transmissão nas cidades selecionadas.

No encontro, o secretário do ministro das Comunicações, Wilson Wellisch, agradeceu a oportunidade de discutir o Brasil Digital: “Vamos poder levar opções de canais públicos e, obviamente, estabelecer parcerias com canais privados para diversas localidades do Brasil. Tanto Mariana quanto Ouro Preto foram contempladas pelo programa e, em breve, receberão novos canais de TV”, declarou.

Em conversa com O Liberal, Ediraldo Ramos falou sobre a visita e a expectativa de inserção do programa no município: “Fomos buscar uma parceria para que Mariana tenha prioridade, já que essa TV deve chegar a 400 cidades, mas, inicialmente, apenas 30 terão prioridade. Tratamos do assunto para que Mariana fosse incluída nesse grupo, e a proposta foi acatada. (…) Esperamos que, até junho, a TV Câmara esteja instalada em nossa cidade”, confirmou.

Em dezembro de 2023, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) também foi contemplada no edital de seleção do Programa Brasil Digital. Com a aprovação, a TV UFOP poderá ser assistida na televisão aberta em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Em nota, a reitora Cláudia Marliére destacou a importância do projeto para a instituição: “A comunicação é um dos pilares fundamentais da universidade. Por meio dela, conseguimos mostrar a UFOP para a sociedade em que estamos inseridos e para o país como um todo. Os projetos da TV UFOP são reconhecidos por outras universidades pela qualidade de seus programas, o que comprova que estamos no caminho certo”.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni