O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
2 min

Mariana garante Tarifa Zero por mais quatro anos

Mariana garante Tarifa Zero por mais quatro anos

Imagem: Transcotta/Reprodução

Segundo o prefeito, o serviço de gratuidade já contemplou mais de 500 mil pessoas

Por: Amanda de Paula Almeida

O programa de gratuidade do transporte público está garantido por mais quatro anos em Mariana através do Projeto de Lei que institui o Tarifa Zero enquanto Política Pública Municipal. Em sua página no Instagram, o prefeito Juliano Duarte também falou em melhorias na qualidade do transporte e mobilidade urbana.

Atualmente, o preço da passagem na sede estaria em R$5,90. Nos distritos, o valor do transporte poderia alcançar até R$25. Além da economia no bolso da população, Juliano Duarte comentou sobre outros benefícios do programa para Mariana: “O Tarifa Zero é a distribuição de renda. É um direito constitucional de ir e vir. É economia para o comerciante, já que não vai pagar mais pelo vale-transporte e poderá investir na sua empresa. É acesso à cultura e educação, já que muitas pessoas não têm direito e nem dinheiro para pagar pela passagem”.

O prefeito também prometeu uma agenda ainda em fevereiro com a empresa Transcotta, responsável pelo transporte público em Mariana, para discutir melhorias e modernização em toda frota.

O programa Tarifa Zero teve início em 1º de fevereiro de 2022, quando Juliano Duarte era prefeito interino de Mariana e, desde então, tornou-se uma política constante do município. O Jornal O Liberal conversou com Marina Ferreira (24), moradora do bairro Cabanas, que usa diariamente a linha Cabanas-Policlínica. Para a estudante, o transporte gratuito é importante para trabalho, compras, estudo e lazer.

Marina destacou que, de maneira geral, a frota é bem conservada e possui uma boa estrutura. Entretanto, percebe a necessidade de melhorias na quantidade de onibûs e na organização itinerário. Ela menciona, por exemplo, a rota da linha Cabanas, que ora passa pela Rua Diamantina (principal), ora pela Cartuxa, o que muitas vezes prejudica os moradores que aguardam o ônibus sem saber exatamente qual será o trajeto.

“Acredito que mudanças são necessárias, principalmente no aumento da quantidade de ônibus e no reforço dos horários de pico. (…) Não acho que o transporte deva ser cobrado, pois essa é uma conquista importante para a população que depende do transporte público. Espero que essas melhorias sejam implementadas nos próximos quatro anos”, declarou a jovem.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni