Por: Lucas Porfírio
Na tarde desta segunda-feira (27), por volta das 17h, moradores do Morro Santana, em Ouro Preto, realizaram uma manifestação pacífica para reivindicar melhorias no serviço de transporte coletivo do bairro.
Com cartazes em mãos, os cidadãos bloquearam a rua XV de Agosto, impedindo a passagem dos ônibus da viação Rota Real em ambos os sentidos. “O intuito da manifestação aqui hoje é por melhorias no transporte coletivo. A comunidade do Morro Santana já cansou. A situação do transporte hoje é péssima. Não tem ônibus e, quando tem, vem abarrotado, passa fora do horário. Pra ficar ruim tem que melhorar bastante ainda”, afirmou a moradora Michele Júlia.
Os manifestantes também destacaram que a retirada dos trocadores tem comprometido o serviço. “Os motoristas não estão dando conta de dirigir e voltar o troco. Isso está acarretando tanto na vida dos moradores quanto na vida dos próprios motoristas”, explicou Michele.
Além disso, os moradores solicitaram um aumento na quantidade de horários com destino à Unidade de Pronto Atendimento Dom Orione. “A situação do ônibus aqui no Morro Santana é péssima. Na hora que você precisa do ônibus para ir, principalmente para a UPA, não tem. Você precisa pegar dois, três ônibus para chegar na UPA. Se a pessoa está doente, sofrendo, como faz para chegar na UPA?”, questionou o morador Deuvane de Oliveira Santos.
Outra queixa levantada foi a redução de horários da linha Morro Santana, especialmente nos finais de semana. “Só tem (horários) do Morro São Sebastião. Desde a pandemia que nossos horários foram cortados e até hoje não voltaram. Você fica no ponto duas horas, sem contar que final de semana não tem ônibus nenhum (do Morro Santana), só do Morro São Sebastião”, pontuou a moradora Sônia Maria Mapa.
O ato contou com a intermediação da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que tentaram dispersar os manifestantes. Após diálogo com os moradores, ficou agendada uma reunião na sede da Rota Real, com representantes da empresa e da comunidade.
Resposta da Rota Real
Ao Jornal O Liberal, o gerente de Relações Institucionais do Consórcio Rota Real, Guilherme Schultz, disse que a empresa reconhece os desafios enfrentados e está ciente das dificuldades mencionadas pelos moradores, como a lotação dos veículos e a redução de horários implementada durante a pandemia.
“Vale destacar que, desde então, temos buscado reestruturar gradualmente a oferta de horários, mas enfrentamos fatores externos que impactam diretamente nossas operações. Um dos principais desafios é a escassez de motoristas profissionais na região, o que tem limitado nossa capacidade de ampliar a oferta no ritmo desejado. Além disso, o aumento do trânsito, especialmente em horários de pico e dias de chuva, compromete a pontualidade dos atendimentos”, afirmou Schultz.
O gerente ressaltou ainda que a equipe do consórcio está estruturando ajustes na oferta de atendimentos, que serão implementados nos próximos dias, com o objetivo de atender melhor às demandas do bairro Morro Santana e de outras localidades. “Além disso, criamos uma escola de treinamento para motoristas recém-formados, para viabilizar a contratação de novos profissionais e reforçar nosso quadro”, completou.
Ainda, Schultz reforçou o compromisso da Rota Real em oferecer um transporte público de qualidade e disse que o consórcio está à disposição para dialogar com a comunidade, a fim de buscar soluções alinhadas às suas necessidades.