As provas correspondem à edição 2021, que foi adiada por causa da Pandemia de Covid-19
Por Lucas Porfírio
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou, nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022.
De acordo com a publicação, as inscrições iniciam em 24 de maio e vão até 4 de junho e podem ser feitas no portal do Encceja: enccejanacional.inep.gov.br
A aplicação das provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, será no dia 28 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.
O exame é voluntário e gratuito. Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo habitual para cada etapa de ensino. A certificação de conclusão do ensino fundamental é feita para estudantes com 15 anos ou mais e a certificação do ensino médio para aqueles que tenham, no mínimo, 18 anos completos na data de realização da prova.
Segundo o INEP, neste ano, aqueles que se inscreveram e faltaram à edição de 2020, não necessitam justificar a ausência. A medida leva em consideração o contexto da pandemia. No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar sua ausência, caso queira fazer nova inscrição na próxima edição do exame.
O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação de até 30 linhas.
2 min