O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Audiência Pública sobre duplicação da BR-356 é realizada em Mariana

Audiência Pública sobre duplicação da BR-356 é realizada em Mariana

Imagem: Marcella Torres

Reportagem: Gabriel Ferreira

Na manhã desta quinta-feira (18), uma Audiência Pública foi realizada em Mariana visando abordar tópicos sobre a duplicação da BR-356. A reunião, que aconteceu no Centro de Convenções, contou com a ausência de representantes do executivo do município, visto que em paralelo à audiência, ocorria a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2024.

O evento teve início com uma apresentação detalhada sobre as ações a serem realizadas nas obras de duplicação da rodovia, através de uma representante da mesa técnica presente. A explicação trouxe informações sobre a destinação de verba em cada ação a ser realizada, além dos impactos e consequências em cada uma delas. A confirmação de construções de pontos de ônibus próximos a trechos urbanos, instalação de um pedágio tecnológico, sem a utilização de posto de cobranças e a adição de ‘terceiras faixas’ também estiveram entre os tópicos abordados.

Posteriormente, houve um momento para que os presentes na audiência se manifestassem, a fim de colocarem suas considerações, sugestões ou reclamações quanto ao projeto de obras. Um dos assuntos mais abordados foram os ajustes previstos nos preços do pedágio, que passará a ser cobrado após 14 meses da liberação da via. A população teme que com o aumento gradativo da cobrança, acabe arcando com os custos das obras, beneficiando assim, as mineradoras que se utilizam da via.

Outro dos tópicos trazidos foi a problemática na desapropriação dos terrenos de comércios e residências que estão próximos à rodovia e que serão diretamente afetados com o projeto. Em paralelo a isso, outra questão foi se o perímetro urbano em trecho da BR deixaria de ser municipalizado com a duplicação, pensando que um diálogo entre o poder público e os órgãos de trânsito locais seria o mais apropriado a fim de entender as condições e devidas intervenções necessárias.

Por fim, foi levantada uma problemática em relação à suposta falta de divulgação do evento. Se tratando de uma audiência pública, a presença da população seria primordial, algo que não foi visto durante a cerimônia. Além disso, houve um questionamento quanto à data da audiência entrar em conflito com o dia da diplomação dos candidatos eleitos na última eleição municipal, algo que causou a ausência do futuro executivo de Mariana no evento.

Em resposta a todas as questões levantadas, a mesa técnica deixou em aberto a possibilidade da realização de uma nova audiência, a depender da avaliação da secretaria. No mais, afirmou que todas as ações e intervenções previstas foram devidamente analisadas, visando garantir um bom funcionamento e benefícios aos moradores de cada região. Quanto aos pedágios, foi garantido que haverá um desconto na cobrança dos valores para aqueles que utilizam da via com maior frequência. Garantiram também a tentativa de ampla divulgação do evento, sendo publicado não só no Diário Oficial do município, mas também em grandes veículos de comunicação.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni