Reportagem: Lucas Porfírio
Na tarde desta terça-feira (10), o Hub de Inovação – Francisca Mina foi palco da assinatura do Protocolo de Intenções entre a Prefeitura de Ouro Preto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Preto) e a Incultec – Incubadora de Empresas e Projetos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para a criação de um ecossistema de inovação e tecnologia na cidade histórica.
“Uma parceria muito importante. A Incultec está sendo ampliada e inserida dentro de um ecossistema de inovação da Cidade de Ouro Preto. Os problemas que serão trazidos para o Hub, as empresas depois poderão ter o espaço para incubar. Ou seja, um espaço para iniciar as empresas desenvolverem os projetos dentro da Universidade Federal de Ouro Preto, na Incultec”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra.
A Incultec estava desativada desde 2017, mas em 2024 retornou às suas atividades. “A gente reabriu as portas, mudando um pouco a cara da incubadora. Agora ela é uma incubadora que funciona na cidade de Ouro Preto. Isso inclui a própria UFOP, mas os outros entes da cidade. Por isso, estamos nessa carta de intenção para buscar parcerias, unir forças, fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo na cidade de Ouro Preto”, explicou o coordenador da incubadora de empresas da UFOP, o professor André Luiz Silva.
Apesar da proximidade entre as duas instituições de ensino, de acordo com a diretora de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFMG – Campus Ouro Preto, Venuncia Coelho, esta é a primeira vez que a UFOP e o Instituto Federal realizam uma parceria formalizada: “Eu acho que a gente tem que juntar essa força mesmo, temos laboratórios em ambas as instituições. Ao invés de duplicar os problemas, a gente tem que somar para poder achar soluções, junto com a Prefeitura, que é uma parceira que tem sido realmente de destaque para o nosso Campus”.
Para desenvolver suas atividades, o ecossistema de inovação e tecnologia será coordenado por meio de uma gestão integrada. “Três entidades muito importantes para a nossa região. Quando a gente consegue unir esforços, os resultados são muito mais rápidos. […] A gestão será integrada, será um conselho com membros da UFOP, do IFMG, da Prefeitura, da Sociedade Civil Organizada e da Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP). Será um grande conselho que fará a gestão desse ecossistema de inovação, onde todas as entidades terão seus representantes”, pontuou Felipe Guerra.
Mesmo com a formalização no final do ano, o ecossistema já possui um primeiro projeto a ser trabalhado. “A gente já tem planos para imediatamente ajudar os futuros produtores de cogumelos. Fizemos uma oficina aqui, uma visita de imersão em uma fazenda. Esse grupo de produção de cogumelos já é o nosso primeiro plano, nosso primeiro projeto para incubar aqui”, contou Venuncia Coelho.