A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com Sebrae, Adesiap e Associação Comercial e Empresarial de Itabirito, deu início em abril deste ano ao Núcleo Setorial de Confeiteiras, uma iniciativa inovadora para fomentar o desenvolvimento e o crescimento do setor no município.
Com a participação de 25 confeiteiras, o Núcleo tem como objetivo principal oferecer ferramentas e oportunidades para fortalecer os negócios locais. As participantes têm acesso a capacitações e consultorias especializadas, além de poderem participar de feiras, missões empresariais e eventos do setor. O projeto também estimulou a realização de compras e vendas coletivas, gerando melhores condições de negociação, aumento da qualidade produtiva e maior competitividade no mercado.
Desde sua criação, o Núcleo já promoveu 10 capacitações, disponibilizou consultorias individuais, marcou presença no encerramento do Festival Gastronômico, no Fest Gospel e na 18ª Semana de Desenvolvimento Econômico, além de promover eventos estratégicos em datas comemorativas no Salão dos Ferroviários, no Complexo Turístico da Estação.
A arrecadação média por confeiteira em cada dia de evento estratégico está estimada em R$ 500 e, no encerramento do Festival Gastronômico, as confeiteiras arrecadaram, juntas, mais de R$ 23 mil em dois dias.
“A criação do Núcleo Setorial de Confeiteiras é um marco para o desenvolvimento do empreendedorismo local, incentivando a capacitação e a geração de renda para um setor tão relevante na economia de Itabirito”, afirma o coordenador de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carlos Magno.
Participação no Natal Iluminado
As confeiteiras do Núcleo também participam do Natal Iluminado comercializando seus produtos ao lado do Salão dos Ferroviários, de quinta-feira a domingo, das 17h às 21h.
“O Núcleo tem mostrado resultados expressivos e reforça a importância do trabalho coletivo. No Natal Iluminado, as confeiteiras têm uma nova oportunidade de se destacar, contribuindo também para a valorização do comércio local durante as festividades de fim de ano”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.