Reportagem: Raquel Barakat
Com eleição realizada no dia 26, os membros que vão compor o Conselho Municipal de Juventude, foram definidos.
As candidaturas homologadas e constituídas, foram:
- Entidades e organizações beneficentes ou de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, Associação O Adolescer para a Vida e ADRA;
- Entidades, organizações e movimentos culturais, Atelier de Artes Integradas;
- Entidades, organizações e movimentos dos estudantes secundaristas e ensino técnico, Grêmio Estudantis Olha Benário – IFMG;
- Entidades, organizações e movimentos religiosos, Movimento EJC de Itabirito e Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem;
- Entidades, organizações e movimentos de juventude, Movimento Crisma Igreja São Sebastião, Nossa Terra, Instituto Ciranda de Artes e OAB Jovem;
- Entidades, organizações e movimentos esportivos, Associação Desportiva pró esporte e cidadania.
Casa da juventude e outros sonhos
Guilherme Antunes de Aguiar, tem apenas 18 anos e desde muito jovem sempre esteve envolvido com política na cidade de Itabirito, interesse que ele descreve “fazer parte de quem é”.
Além da política, a religiosidade está presente na vida de Guilherme, trabalhando como coordenador de crisma na paróquia da Boa Viagem. Além disso, o jovem é formado em técnico de segurança do trabalho, que ele define como “aprendizado diário do valor e segurança das pessoas”.
Guilherme também faz parte do Coral Canarinhos, de Itabirito e sempre gostou de atuar em causas sociais. Além do sonho em fazer parte do conselho, no próximo ano começará a cursar a faculdade de direito.
Membro do novo conselho
Guilherme foi eleito com 70 votos e passa a fazer parte do COMJUVE a partir de 2025. “Meu maior sonho e uma das pautas que irei lutar é para que Itabirito tenha uma casa da juventude, e espero que, em parceria com o governo, possamos construir juntos”.
Guilherme agradeceu a todos que estiveram nos locais de votação pela confiança nele e nos parceiros da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e salientou a importância do conselho.
“O conselho é um local voltado às políticas públicas, aos jovens de Itabirito, onde podemos criar, fazer diversas coisas entre eventos, atividades de lazer, cultura, tudo aquilo voltado para os jovens da nossa comunidade. Cursos, especializações, juntamente com o conselho e todos os eleitos determinarem que seja importante para os nossos jovens. O Conselho não é nada mais, nada menos que algo para criar e manter políticas públicas vivas e atuais para cada jovem Itabiritense”, completa.
Os próximos conselheiros irão atuar nos anos de 2025 e 2026.