O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Prefeitura de Ouro Preto desmente boato sobre sequestro de crianças e reforça combate a fake news

Prefeitura de Ouro Preto desmente boato sobre sequestro de crianças e reforça combate a fake news

Imagem: Reprodução

Reportagem: Lucas Porfírio

Na tarde desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Ouro Preto divulgou um vídeo esclarecendo que as informações que circulam nas redes sociais sobre o suposto sequestro de duas crianças por uma van prata são falsas. Segundo o comunicado, trata-se de uma fake news que utilizou indevidamente o nome e a logomarca da Prefeitura para disseminar pânico entre os moradores.

O secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, destacou as medidas tomadas para verificar e desmentir o boato: “A finalidade é a gente tranquilizar as famílias. Logo ontem começou a circular nas redes sociais essa notícia falsa, essa fake news. Eu tive o cuidado de fazer contato com as autoridades da cidade, com Doutor Ricardo, delegado Regional; com o comando da Polícia Militar; o comando da Guarda. E a gente tem certeza que se trata de uma notícia falsa”. Além disso, ele informou que a Prefeitura registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil devido ao uso indevido da logomarca municipal.

Moisés também reforçou a importância da denúncia de situações suspeitas. “A gente orienta aos pais, às famílias que, caso se deparem com alguma situação, denunciem pelo 181, que é o canal da segurança pública do estado como um todo. Lá eles vão tomar todas as providências para direcionar aos órgãos de segurança, e não precisam se identificar. Então, a gente pede que as famílias nos ajudem caso se deparem com algum fato desse tipo, tomando logo a providência de denunciar”, afirmou o secretário. 

A secretária de Educação, Débora Etrusco, também reafirmou que não houve qualquer registro relacionado à falsa notícia nas escolas da rede municipal. “No departamento de educação a gente não teve nenhum tipo de ocorrência comunicado por diretores e pedagogos. Não houve dentro das escolas municipais de Ouro Preto nenhum tipo de abordagem feita dessa forma que foi divulgada”, disse a secretária.

Débora destacou ainda as orientações já adotadas pelas instituições de ensino para garantir a segurança dos alunos. “A nossa orientação para diretores, para pedagogos e para familiares é de que os filhos sejam buscados na escola por pais ou responsáveis. Há um controle por parte de toda a equipe escolar dessa saída desses alunos pelo portão das escolas. Então, a gente esclarece que não houve nenhum tipo de denúncia ou de informação desses fatos à Secretaria de Educação”, explicou a coordenadora da pasta de Educação.

Por fim, a Prefeitura reforçou que a disseminação de notícias falsas é crime e orientou os cidadãos a buscarem informações confiáveis apenas pelos canais oficiais dos órgãos públicos.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni