Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil
Reportagem: Gabriel Ferreira
Na quarta-feira (20) a Praça Gomes Freire recebeu uma programação especial em marco ao Dia da Consciência Negra. Esta foi a primeira vez na história em que o Brasil teve a data como feriado nacional.
Uma parceria entre o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e o Movimento Negro de Mariana resultou em diversas atividades, com ações de cunho social ao cultural. As instituições também contaram com o apoio da Prefeitura de Mariana e demais secretarias para a realização de mais uma edição do evento.
A programação que transcorre o mês de novembro em menção ao “Novembro Negro 2024”, já contou com outras atividades pela cidade. Uma intervenção cultural voltada para o hip hop, dança, grafite, rap e DJ realizada no Centro Educacional Municipal Padre Avelar, o lançamento do livro “Uni-Verso Poético” realizado na 8° noite mineira de museus e bibliotecas e uma edição especial da Batalha das Gerais realizada no ICHS fizeram parte dos atos realizados até então.
Já nesta quarta-feira, a programação contou com concentração dos grupos (Zé Pereira da Chácara, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário da Barroca, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião de Mariana, Coletivo Rosa Negra e Percussão do Cria); apresentação dos grupos culturais na Praça Gomes Freire e de artistas locais (Marina Anacleto e Banda, Movimento TT1, Black Weight e Sabor do Samba). Além disso, o evento teve uma feira de afroempreendedores.