Imagem: Rogério Bibiano – Ascom CMOP
Reportagem: Lucas Porfírio
Na última quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Clube Recreativo XV de Novembro. O evento aconteceu no próprio clube, localizado no bairro Antônio Dias, e contou com a presença de autoridades, moradores e representantes da instituição. A homenagem, proposta pelo vereador Wanderley Kuruzu (PT), reconheceu a importância histórica e cultural do clube para a cidade e seus moradores.
O vereador autor da proposta, destacou o vínculo da comunidade com o espaço. “Fiquei impressionado com o sentimento de pertencimento e carinho que o povo do bairro Antônio Dias tem em relação ao XV de Novembro, agora centenário. Parabéns a todos e a todas”, afirmou o vereador Wanderley Kuruzu.
Criado em 1924, o Clube XV de Novembro surgiu a partir da iniciativa de um grupo de estudantes chamado “Charleston”, que desejava um local para promover eventos sociais. O edifício, um antigo casarão histórico cedido pelo prefeito da época, Otávio Vieira de Brito, está localizado na Rua Santa Efigênia e representa um importante exemplo da preservação da arquitetura colonial de Ouro Preto.
Durante a cerimônia, o presidente do Clube, Sérgio Chaves, relembrou os desafios para manter a instituição ativa ao longo de um século e celebrou o centenário com gratidão. “A nossa bandeira tem perseverança. Essa palavra, perseverança, foi primordial para nós mantermos o nosso clube tanto tempo em atividade. Viva o centenário do 15 de Novembro”, afirmou o presidente.
Ao longo de seus 100 anos, o espaço tornou-se um marco para a convivência comunitária e o fortalecimento da cultura e identidade locais, como destacou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. “Sempre vimos a sociedade ouro-pretana toda presente, saudando neste clube a fraternidade, a amizade, o carinho, o respeito. É sempre bom lembrar esse carinho da sociedade e das autoridades, sempre presentes apoiando esse clube importante”, disse o chefe do executivo.
Após solicitação de Kuruzu, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Zé do Binga, afirmou que irá realizar o levantamento da história do clube em documentos oficiais. “O Angelo já disponibilizou o pessoal do arquivo público, e iremos fazer esse levantamento o mais rápido. Semana que vem já estamos tratando disso. Pode ser um documento para a juventude também saber da história do 15 de Novembro. É importantíssimo que a gente faça isso”, destacou Zé do Binga.