Imagem: Ane Souz
Evento contou com concurso da melhor geléia, licor e produto inovador
Unindo gastronomia de qualidade, música boa e um ambiente aconchegante, a 32ª edição da Festa da Jabuticaba foi sucesso. Realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, o evento, promovido pelo Lions Club de Cachoeira do Campo, reuniu um público de mais de 25 mil pessoas para apreciar os mais variados pratos à base de jabuticaba.
A programação foi desenhada para levar o público a uma jornada que vai desde o tradicional até o inesperado. Evento contou com oficinas de muda de jabuticaba, seguido por workshop com chefs renomados e degustações de pratos especiais, onde a jabuticaba foi incorporada a pratos em combinações inéditas. O público pôde ainda levar para casa os produtos à base de jabuticaba e presentes na Feira de Artesanato.
A programação cultural foi dividida em três palcos e contou desde a apresentação do Palhaço Rodrigo Robleño, ex-Cirque du Soleil, Acir Antão com Clube do Choro de Belo Horizonte, além de bandas de blues, jazz, soul, samba, forró, música eletrônica, rap e fechando com Lurex Queen Tribute, que levou uma multidão para o evento.
A abertura do evento foi com a rapper Maju, moradora de Cachoeira do Campo e participante do novo reality musical “Nova Cena” da Netflix, com um show cheio de energia e significados, ao lado de Iza Sabino. O reality “Nova Cena” começou na terça-feira (12), com júri nomes como Djonga, Filipe Ret e as irmãs Tasha e Tracie e a premiação de R$ 500 mil e busca revelar novos talentos no rap e promete ser uma vitrine importante para Maju.
“Foi aqui que tive meus primeiros contatos com o rap, ouvindo artistas de fora e sempre achando que estávamos muito distantes dos grandes palcos. Ser uma artista local hoje, ao lado de Iza, é revolucionário, não só na minha carreira, mas também na história de Cachoeira do Campo”, afirmou Maju, que reside em Cachoeira do Campo.
A Festa da Jabuticaba é uma realização do Lions Club de Cachoeira do Campo e Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Sicredi, BS, CDL Ouro Preto, Farid Distribuidora, Mirante do Espinhaço, Neo Minerals, Rede Pedrosa de Postos, Restaurante Bandeirantes e RLR Transportes.
Melhores produtos com base de jabuticaba
Vó Pia, de São Bartolomeu, ficou em 1º lugar na categoria “produto inovação”. A empresa É da Praça faturou 1º lugar com seu “licor de jabuticaba”. E Lá do Pé foi a campeã na categoria “melhor geleia de jabuticaba”.
“Uma das novidades é que neste ano e no próximo ano vamos fazer uma série de capacitações e parcerias para que possamos criar mais inovações e que a gente consiga colocar essas inovações no mercado. O nosso produto tem uma qualidade impressionante, tipo exportação, e a gente quer multiplicar essa produção para que possa chegar cada vez mais longe”, explica Milsane Sebastião, curadora gastronômica do evento.
Melhor geleia
- 1º lugar: Lá do Pé
- 2º lugar: Vó Pia
- 3º lugar: Frutamais
Melhor licor
- 1º lugar: É da Praça
- 2º lugar: Lá do Pé
- 3º lugar: Dululu
Inovação
- 1º Inovação: Vó Pia (compota)
- 2º Inovação: Fassana (sorvete zero açúcar)
- 3º Inovação: Brincando de Brincar (algodão doce de jabuticaba)
Jabuticaba, a Pérola Negra da diversificação econômica de Ouro Preto
Graças ao projeto intitulado “Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local”, a região vai se transformar em um Arranjo Produtivo Local (APL), o que significa que a jabuticaba poderá se tornar um símbolo de identidade e desenvolvimento para Cachoeira do Campo e adjacências, alcançando ainda o selo de Indicação Geográfica (IG).
De acordo com o diretor de APL e cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Abreu, várias entidades da região e do Estado estão participando e/ou apoiando o projeto Pérola Negra, como a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, que financia o projeto por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FUNDES).
“É importante frisar que ao integrar a IG e o APL na Festa da Jabuticaba, nós fomentamos o impacto do evento, promovendo a economia local e ampliando o alcance cultural e turístico de Cachoeira do Campo. Além disso, o APL ajudou a organizar e mobilizar os produtores da Jabuticaba para participarem da festa, promovendo não apenas a fruta, mas também produtos de inovação, derivados, como licores, doces e vinhos. O APL também facilita o acesso a capacitações e treinamentos para melhorar a qualidade dos produtos e fortalecer a comercialização durante o evento”, explica Saulo Filardi, do Lions Club de Cachoeira do Campo.