IMAGEM: PMI
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira, dia 29 de outubro, o III Fórum de Saúde Mental sob o tema “Diagnóstico na infância e seus impactos – a cultura da (hiper) medicalização: o desejo quase que coletivo de uma população ser medicalizada a todo e qualquer contato com o profissional de saúde.
A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a qualificação da atuação dos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial visando ao desenvolvimento de práticas que favoreçam a integralidade do cuidado em Saúde Mental, melhorando ainda mais sua atuação.
Ao longo do dia, um seminário temático proporcionou debate sobre o diagnóstico na infância e seus impactos, com a participação da doutora em psicologia especialista em autismo, Paula Pimenta, e da doutora em psicanálise Paula Duarte Félix. Além disso, o fórum foi composto por reflexão musical, apresentação de casos e discussões baseadas na temática do evento.
“O fórum nos trouxe uma reflexão sobre os cuidados que devemos adotar ao lidarmos com uma criança. As vivências compartilhadas fortalecem nossas ações e nos chamam atenção para diagnósticos ainda mais responsáveis e precisos, visando ao bem-estar das crianças como um todo, envolvendo a família, as redes de apoio e as políticas voltadas para elas em suas necessidades, respeitando as singularidades”, destacou a psicóloga especialista em saúde mental, em políticas públicas e coordenadora técnica em saúde mental do município de Itabirito, Silvana Mendanha.