700 exames serão realizados em 21 dias no Município
REPORTAGEM: Júlia Adrielle / REVISÃO: Greiza Tavares
Ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia, facilitando e aumentando as chances de um diagnóstico precoce, é um compromisso da Secretaria Municipal de Saúde que, anualmente, traz ao Município a unidade móvel de mamografia, um caminhão equipado para realizar o exame. No período de 04 a 14 de novembro, 700 exames serão ofertados na Praça da Estação.
Durante vinte e um dias, de forma rápida e eficiente, o caminhão vai ampliar em 250% a oferta da mamografia, que, mensalmente, ocorre no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), no município de Itabirito.
A mamografia de rotina é recomendada pelo Ministério da Saúde para mulheres de 50 a 69 anos. As ouro-pretanas, nessa faixa etária, ou que por outros fatores necessitam realizar o exame periodicamente, devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para marcar o exame e obter mais informações a respeito do assunto.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados com a saúde da mulher, que deve acontecer durante o ano todo, em caso de nódulo (caroço) fixo e endurecido, e alterações na pele da mama ou no mamilo, deve-se procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde. O autocuidado e a detecção precoce podem salvar vidas.