O Liberal
Destaque
4 min

Queda de avião, em São Bartolomeu: o que se sabe sobre o acidente

Queda de avião, em São Bartolomeu: o que se sabe sobre o acidente

REPORTAGEM: Raquel Barakat

Os moradores da histórica Ouro Preto e do pequeno distrito de São Bartolomeu, viveram momentos de susto e comoção na sexta-feira (11), após a queda de um avião de pequeno porte, na estrada que liga o pequeno distrito a Ouro Preto.

Acidente

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, por meio do Tenente Luciano, da 2ª Cia Militar de Ouro Preto, por volta das 15:30h a companhia recebeu um chamado sobre a queda de um avião.

O Tenente explicou, por meio das redes sociais para o jornalista Tino Ansaloni, do jornal Voz Ativa, que a aeronave passou sobrevoando Ouro Preto com altitude muito baixa e, após o fato, o registro de chamado entrou no sistema como “queda de aeronave”.

Não muito tempo após, vários vídeos começaram a circular nas redes sociais e em grupos do whatsapp informando sobre a queda do avião. Relato de pessoas dão conta de que a aeronave quase colidiu com a torre da Igreja Matriz de São Sebastião, e que o piloto teria desviado para que não atingisse a cidade.

Com a queda, o avião pegou fogo e a área precisou ser isolada com um empenho de diversas corporações, como militares dos bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil de Ouro Preto.

Tragédia evitada

Muitos são os relatos nas redes sociais, como Instagram e whatsapp, de moradores que ouviram o barulho da aeronave sobrevoando muito baixo, o que causou muito pânico.

Contudo, na maior parte dos comentários, descreve-se o piloto como um “herói”, pela tentativa de evitar que o avião caísse na cidade e fizesse muitas vítimas e estragos.

À serviço da comunidade

O piloto do Air Tractor era Adriano Machado, de 58 anos, natural de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, e segundo a empresa “Aeroterra”, era um piloto experiente “cuja dedicação e profissionalismo sempre serão lembrados por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”.

Adriano Machado, de 58 anos, era natural de Vera Cruz-RS. Ele foi classificado pela empresa como “um piloto experiente e dedicado”. IMAGEM: Redes Sociais

Horas antes do acidente, o piloto postou, como era de costume, em suas redes sociais, um pouco do trabalho que desempenhava na missão de combater focos de incêndio e a contribuição para o meio ambiente. Ele foi homenageado por militares do Corpo de Bombeiros pela ajuda prestada.

A empresa “Aeroterra” era a proprietária da aeronave, e atuava para o Instituto Chico Mendes por meio da chamada compensação florestal minerária.

No período de 22 de junho a 15 de setembro deste ano, a aeronave atuou em combate a incêndios no Pantanal. De 16 a 23 de setembro, na Chapada dos Veadeiros, quando foi desmobilizada.

Esse tipo de aeronave é utilizado na ajuda de combate a focos de incêndios florestais, e no momento do voo, estava em translado de Ponte Nova, se dirigindo para uma ação no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), “no caso específico do avião Air Tractor, a contratação ocorreu entre o empreendedor e a proprietária da aeronave, tendo o IEF como beneficiário extra, para atuar em missões de combate a incêndios lideradas pela Força-Tarefa Previncêndio em Minas”.

Polícia Civil e Cenipa

Segundo informações da Polícia Civil, a instituição “está em contato com equipes que atuam no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e aguarda a finalização dos laudos que subsidiarão a investigação que apura a causa e as circunstâncias do acidente”.

De acordo com o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos), “na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”.

Portanto, ainda não há nenhuma conclusão do que pode ter causado o acidente, mas uma das suspeitas pode ser o mau tempo no momento da queda.

Velório e sepultamento

O corpo do piloto Adriano Machado foi velado e sepultado na segunda-feira (14/10), em Vera Cruz – RS, no Memorial Caminho da Paz.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni