A Secretaria de Saúde de Ouro Preto já instalou os equipamentos para implantação do sistema de Classificação de Risco nas 19 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) no município. O objetivo do sistema é classificar os pacientes que procuram o PSF por gravidade da sua condição clínica.
Semelhantes a um computador, os aparelhos, com impressora, teclado e monitor, têm um termômetro auricular que mede a temperatura corporal dos pacientes, através do ouvido, substituindo o tradicional termômetro, que é colocado debaixo do braço.
Outra novidade dos novos equipamentos é o Oxímetro de pulso, que será colocado no dedo do paciente para medir a oxigenação do seu sangue. Ligados ao monitor, o termômetro auricular e Oxímetro passam os dados para o computador que emite um relatório impresso que será utilizado pelo médico e o enfermeiro.
De acordo com o secretário de Saúde, Ariosvaldo Figueiredo, este equipamento facilita o trabalho das equipes do PSF no diagnóstico dos pacientes e dá mais segurança a todos.
A superintendente da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Stela-Maris , afirma que os equipamentos, apesar de instalados nas Unidades de Saúde, ainda não estão sendo utilizados, pois a Gerência Regional de Saúde (GRS), de Belo Horizonte, vai capacitar os técnicos para trabalhar com estas máquinas. O curso deve ser realizado nas próximas semanas.