A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Ouro Preto lança na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro, o livro “Gestão de Políticas Públicas Para e Com a Juventude” em um tempo em que é preciso mais do que nunca voltar os olhares para a juventude brasileira. O livro foi editado por Marcos Alcântara, idealizador do Portal da Juventude.
De acordo com o autor, a idéia surgiu da necessidade em integrar os vários setores, como educação, saúde, esporte, cultura, assistência social dentre outros, de maneira que se tenha uma política pública multisetorial, para que uma Secretaria interaja com a outra na busca de uma juventude cada vez melhor para o município de Ouro Preto.
“Acredito que a partir do momento em que se tem uma rede em que, uma Secretaria se une a outra e começam a consolidar um projeto, um programa, uma política para a juventude, é que teremos efeito positivo com os jovens”, reflete Alcântara.
O livro foi desenvolvido junto aos jovens ouro-pretanos por meio de diversas experiências acumuladas desde 2005 na cidade. Ele é voltado para gestores da educação e jovens para que estes desenvolvam projetos com a juventude. Segundo Alcântara, o livro irá servir, não só para Ouro Preto, mas para qualquer município que queira compartilhar desta idéia focando o lado econômico e social.
“Iremos buscar o resgate desses jovens, pois sabemos que hoje a criminalidade atinge um índice alto no Brasil e no mundo, assim como as drogas, o mal do século, que precisa ser combatido. Traçando as políticas públicas podemos obter sucesso no combate a todos esses problemas da juventude. Queremos buscar uma ação conjunta entre governo e juventude para que todos possam falar a mesma linguagem, chamando os jovens para ser voz ativa neste processo de construção”, enfatizou o autor.
O lançamento do livro acontece no dia 9 de fevereiro, às 19 horas na Casa de Gonzaga, prédio da secretaria de Cultura e Turismo. Todos que desejam o melhor para a juventude de Ouro Preto estão convidados. Os presentes ganharão um exemplar de “Gestão de Políticas Públicas Para e Com a Juventude” autografado por Marcos Alcântara.