O programa Internet Popular, da Câmara Municipal de Ouro Preto, está sendo reformulado. A partir desta segunda-feira (14), a iniciativa passará a atender a comunidade ouro-pretana também no período da manhã, funcionando de 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. “Nós estamos mudando o horário para que as pessoas que trabalham ou estudam na parte da tarde também possam usufruir dos serviços da Internet Popular. Assim, os cidadãos terão mais disponibilidade para fazer suas pesquisas e acessarem e-mails, por exemplo”, explicou o presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB).
O principal objetivo desse programa é a inclusão digital. O projeto, que é vinculado ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), conta com 12 microcomputadores disponibilizados de forma gratuita à população na sede do Legislativo ouro-pretano. Os instrutores da Casa são capacitados para auxiliar e orientar os usuários nas pesquisas em geral.
De acordo com o assessor de Informática da Câmara, Rafael Gomes, a Internet Popular utiliza uma estrutura de telecentro baseada em plataforma livre. “Nesse tipo de sistema, é possível utilizar um servidor – uma máquina mais avançada e mais potente, responsável por gerenciar os outros 12 terminais, que são reaproveitados pela Câmara, mas com velocidade bastante satisfatória para os usuários.”
Para a coordenadora do CAC, Rosangela Estanislau, a reformulação vai aperfeiçoar os serviços prestados à comunidade. “No ano de 2010, nós atendemos a 3658 pessoas. A tendência é que em 2011 esse número aumente e que tenhamos o dobro de cidadãos se beneficiando desse projeto que é gratuito e voltado para o povo ouro-pretano”, acrescentou.