Na quarta-feira (22), a Câmara de Ouro Preto empossou 10 vereadores e 10 suplentes do Projeto Vereador Estudante, que na ocasião elegeram sua Mesa Diretora para a gestão 2011-2012. Os jovens alunos do Ensino Fundamental poderão elaborar Indicações, Representações, Requerimentos e até Projetos de Lei para serem apresentados ao Legislativo Municipal.
O presidente eleito para exercer o mandato 2011-2012 da Câmara Mirim, Darlan Henrique Mendes, garantiu que seu trabalho será voltado para as necessidades do município. “Gosto de ajudar aos outros e, com essa chance de ser presidente, estou disposto a auxiliar não só os que votaram em mim, mas a todos que estiverem ao meu alcance”, pontua o líder do legislativo estudantil. A vice-presidência ficará a cargo de Indymara Amanda Vieira Barbosa. Como primeiro secretário, assume o vereador estudante Franklin Junio Jesus de Paula, e para o cargo de segundo secretário, foi eleito Thiago Fernandes Gomes.
O Projeto Vereador Estudante é uma iniciativa do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara de Ouro Preto e, nesta edição, congrega 10 escolas da rede pública e privada do município. Segundo o presidente da Câmara de Ouro Preto, Maurílio Zacarias (PMDB), a retomada do projeto, neste ano, é fruto da sua importância na formação política dos jovens ouro-pretanos. “O Vereador Estudante incentiva os jovens a participarem do nosso Legislativo. É um projeto de cidadania, que tem como objetivo capacitá-los para o futuro”, avalia o vereador Maurílio.
Durante o mandato, que tem duração de um ano, os vereadores estudantes participam de atividades como seminários, visitas técnicas, reuniões e palestras sobre o funcionamento do legislativo em Ouro Preto. A lista completa com os nomes do Vereadores Estudantes empossados está no site da Câmara: www.cmop.mg.gov.br