Há quatro anos um grupo de pessoas deu um passo promissor em prol da evolução e eficiência da máquina administrativa, alicerçados por uma instituição com mais de 40 anos de dedicação ao ensino brasileiro. A UFOP, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, a Câmara Municipal e a Universidade Federal de Minas Gerais, disponibilizou ao país um curso inovador com pretensões de trazer para a administração pública a lisura, eficiência e a incorporação de gestão profissional compatível com o mercado e as necessidades atuais da sociedade. Com essa iniciativa a UFOP possibilitou as inovações do século XXI a partir de uma cidade com mais de 300 anos de história, contrastando o passado áureo com a expectativa de um futuro reluzente e sem precedentes no universo da gestão pública e privada.
Essa inovação já fica clara com a opção da modalidade de curso à distância, onde ferramentas como videoconferências, e-mails, plataformas wikis, redes sociais e até mesmo celulares se tornaram instrumentos essenciais para a interação e dinâmica do curso. Segundo declarações dos próprios alunos, a escolha desse tipo de modalidade não deixou o curso mais fácil, muito pelo contrário, o pioneirismo dos métodos obrigou cada um a partir do zero e se desvincularem de todas as experiências pessoais de aprendizado anteriores: “Quem imaginou que o curso seria fácil, ou mudou de ideia ou ficou pelo caminho. A única facilidade foi a de não precisarmos ir todos os dias ao campus. No entanto a dedicação diária ao curso, através de apostilas ou internet, se mostrou imprescindível para o bom andamento do aprendizado.” atesta o formando Weber Dornelas. “O aluno de curso à distância precisa saber que ele é o construtor do seu conhecimento.” – completa o também formando Raimundo Saraiva.
O curso de Administração Pública tem por objetivo formar novos líderes e transpor o produto das teorias clássicas e modernas da administração para o gerenciamento das instituições públicas. São potencialmente habilitados para trabalhar com a implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais e em agências reguladoras e de fomento social. Isso faz do Administrador Público um profissional cada vez mais requisitado no mercado de trabalho, pois ele é na sua essência um planejador, com a mesma bagagem para se inserir tanto na gestão pública como também na privada, o que lhe potencializa como um elo entre essas duas esferas, uma peça chave frente ao caos público presente no cenário mundial nesse ano de 2011: corrupção no Brasil, deposições de governos no Oriente, crise econômica nos Estados Unidos e na zona do Euro, protestos combinados pela internet, entre outras. Fica clara a urgência que existe de gestores públicos profissionais, a máquina administrativa pública estará condenada a inércia se não banir de vez o amadorismo que ainda dificulta sua evolução.
No próximo dia 3 de setembro, não somente os formandos e a UFOP estarão em festa por esta conquista, mas toda Ouro Preto estará comemorando a pioneira formatura da 1a turma de Administração Pública de uma universidade federal brasileira. Os brados de liberdade dos inconfidentes estarão repercutindo nas possibilidades que esses novos profissionais trazem para a sociedade, compromissados com uma nação mais transparente no emprego de seus recursos e mais eficiente nos resultados destinados a população. Parabéns aos formandos da histórica turma de 2011!