O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Rede de ensino municipal de Ouro Preto supera as metas do Ministério da Educação

Rede de ensino municipal de Ouro Preto supera as metas do Ministério da Educação

A rede municipal de ensino de Ouro Preto superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) é o que revelam os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Segundo funcionários da Secretaria Municipal de Educação, os avanços são reflexos de diversas ações, da Secretaria e das escolas, para melhorar o ensino de Ouro Preto.

Em relação à medição de 2009, a qualidade do ensino evoluiu em todos os níveis. Numa escala que vai até 10, os anos iniciais do Ensino Fundamental apresentaram uma nota que passou de 4,9 para 5,4 e nos anos finais mudaram de 3,5 para 4,6.

O Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e média de desempenho nas avaliações do Inep, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.

Entre as intervenções para aperfeiçoar o ensino municipal destacam-se a implantação de um currículo básico e do sistema de avaliação para a rede, do Programa de Apoio Pedagógico e do Programa Acelerar para Vencer (PAV).

Implantado recentemente nas escolas da rede municipal, o objetivo do PAV é aumentar a autoestima do estudante através de um programa diferenciado de ensino, que privilegia a leitura, a escrita e a matemática. Dessa maneira, o estudante poderá fazer duas séries em um ano, e ser, assim, colocado na série ideal para a respectiva idade.

Também foram criados o Núcleo de apoio a Inclusão (NAI) e o Avalia Ouro Preto, que produz avaliações diagnósticas elaboradas pelo Departamento de Ensino. A Pasta também passou a apoiar os professores de maneira mais direta, oferecendo formação continuada para profissionais da educação e promovendo reuniões mensais de pedagogos, diretores e coordenadores.

Além disso, a Secretaria passou a acompanhar e monitorar as ações desenvolvidas pelas escolas e promover tanto encontros quanto visitas da equipe do Departamento de Ensino às escolas do município.

Outra ação que contribuiu para a melhora foi a elaboração de um plano de ação que cada escola fez, em 2011, com objetivo de esquematizar toda atuação necessária para atingir o resultado desejado, partindo da realidade de cada Instituição Escolar.

Júlio César de Oliveira, secretário de Educação, revelou que os profissionais da Secretaria estão contentes com o avanço da rede municipal e comentou que a Secretaria de Educação está trabalhando para propiciar uma educação de qualidade aos estudantes do Município.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni