O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Fiscalização de estabelecimentos que comercializam carne começa nos próximos meses

Fiscalização de estabelecimentos que comercializam carne começa nos próximos meses

Os açougues deverão se adequar às diretrizes estabelecidas na lei 816/12

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do departamento da Vigilância Sanitária, informa aos comerciantes de carne que a fiscalização dos estabelecimentos será reiniciada. De forma a regularizar o comércio na cidade, a Superintedência Regional de Saúde (SRS-BH) irá aplicar as diretrizes da lei 816/12, que classifica e regulariza os estabelecimentos comerciais que trabalham com este alimento.

A Vigilância alerta para condições básicas que devem ser seguidas pelos estabelecimentos. Como exemplo: piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável, além de serem mantidos sem vazamentos e infiltrações. A proibição de toalhas de tecido e a comprovação dos processos de manutenção dos equipamentos também serão itens importantes na avaliação dos fiscalizadores.

De acordo com a lei, os estabelecimentos serão separados por categorias (A, B e C) para efetuar as atividades comerciais. É considerado classe A o local que tiver instalações completas e equipamentos para desossar, manipular, transformar e comercializar o produto conforme as determinações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou Sistema de Inspeção Federal (SIF). Caso o local possua apenas alguns dos equipamentos solicitados, poderá ser classificado como classe B ou C. Estes estabelecimentos deverão apresentar certificado reconhecido e validado por órgão da Vigilância Sanitária Municipal.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni