Mesa Diretora da Associação de Usuários e Familiares da Rede de Saúde Mental de Ouro Preto (ASSUSSAM) foi eleita por unanimidade
A saúde mental é um equilíbrio emocional que permite ao indivíduo conviver de maneira saudável em sociedade. Para isso existe o Serviço de Saúde Mental do Município, o qual trata e possibilita qualidade de vida aos pacientes que utilizam esse serviço.
Buscando aperfeiçoar as ações da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto e promover um trabalho conjunto entre usuários, familiares e profissionais, os representantes da Saúde Mental (CAPS1, CAPSi e CAPS AD) reuniram-se na última quarta-feira, 18, no Auditório da Prefeitura, para a revitalização da ASSUSSAM.
A Associação de Usuários e Familiares da Rede de Saúde Mental de Ouro Preto (ASSUSSAM) irá executar ações em benefício da Rede de Saúde Mental em parceria com o Município. O objetivo principal é desenvolver atividades como oficinas de patchwork, cerâmica e bijuteria, voltadas para a geração de renda e inclusão social.
A Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (INCOP) auxilia na implementação do estatuto da Associação e cada sócio contribuirá com um valor simbólico de R$5 reais que funcionará como uma reserva para eventuais despesas.
O Coordenador do CAPS Saúde Mental, Lucas Paiva, destaca que “a participação dos usuários e familiares é um modo de fortalecer a nossa Associação e também possibilita estarmos mais atentos às necessidades das pessoas que nos procuram”.
Por aclamação, foram eleitos para compor a mesa Diretora da ASSUSSAM:
Presidente – Antônio Carlos Malta Ribeiro (usuário do CAPS AD)
**Vice-presidente **– Gilson Geraldo Ferreira (usuário CAPS1)
1º Secretário – Paola Moreira Bonuti (monitora de oficinas CAPSi)
2º Secretário – Claudiane da Silva (usuária CAPS1 e representante das mães CAPSi)
1º Tesoureiro –Gesa das Graças (usuária CAPSi)
2º Tesoureiro – Thiago Pereira (estagiário de Economia da RAPS – Rede de Atenção Psicosocial)