Foi realizada na manhã da última quarta-feira, dia 18 de janeiro, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, a posse e primeira reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto – Compatri. A pauta foi apreciação do relatório que trata sobre o sistema de rejeito da cava Alegria Sul,da Samarco Mineração, e seus possíveis impactos.
Na ocasião, foi apresentado o parecer técnico da Secretaria, por meio da arquiteta Débora Queiroz, favorável ao empreendimento, justificado por atender a todos os requisitos técnicos que a legislação exige.
Depois de amplamente debatido pelos senhores conselheiros, Promotoria Pública do Estado e representantes da Samarco, foi deliberado que uma nova reunião acontecerá no próximo dia primeiro de fevereiro, às 9h, no auditório da Prefeitura Municipal (Praça Barão do Rio Branco-12) para dar prosseguimento nestas discussões e votação do tema. A reunião será aberta ao público. O secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, estava presente e foi elogiado pela postura, acompanhando de perto o trabalho do Conselho.