Uma reunião entre a direção administrativa do SEMAE e representantes da comunidade estudantil formada pelas Associações de Repúblicas Particulares e Federais tratou o funcionamento do abastecimento de água durante o carnaval. O encontro foi realizado na manhã da última segunda-feira, dia 6 de janeiro, no auditório da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
No intuito de conscientizar os estudantes sobre os desafios enfrentados para manter o abastecimento constante, principalmente durante o carnaval, o superintendente do SEMAE, Júlio Correa, revelou aos estudantes que a autarquia está passando por um período muito complicado devido ás péssimas condições estruturais e financeiras deixadas pela administração anterior.
“Iniciamos o nosso trabalho no SEMAE endividados e com o sistema de bombeamento de todas as Estações de Tratamento de Água (ETA) sucateado. Esse quadro compromete a distribuição de água, pois caso os equipamentos não estejam operando normalmente não é possível manter o fornecimento de água regular. Por isso, nosso intuito no momento é substituir todos equipamentos necessários para o funcionamento adequado do sistema, não somente no carnaval, mas durante todo ano”, destacou Júlio.
Após ouvir atentamente o relato feito pelo superintendente, os estudantes se comprometeram a colaborar para que o abastecimento aconteça normalmente durante os dias de festa. Como demonstração disso, os membros das Associação das Repúblicas Federais e Particulares criaram uma campanha para incentivar o uso consciente de água por parte de toda comunidade estudantil e turistas, que ficarão hospedados nas repúblicas. Adesivos e folders contendo mensagens educativas sobre o tema serão distribuídos aos visitantes.
Outro ponto importante salientado por, Júlio Correa, durante o encontro foi em relação a destinação correta do lixo. Para o superintendente, é importante que os estudantes se organizem e não descartem lixo nas ruas fora dos horários de coleta. “Esta ação contribuirá para manter as ruas menos sujas e consequentemente reduzirá a quantidade de água usada para limpeza”, observou.
Ao final da reunião, os estudantes agradeceram a oportunidade de diálogo concedida pela direção do SEMAE e reforçaram o compromisso de adotar medidas que contribuam para redução do consumo de água durante o carnaval.