Os ouro-pretanos Kilder Melo e Samuel Marotta Mapa viajarão para Colômbia no próximo dia 28 de março para participarem do Pan-americano de Mountain Bike XCO, que acontece na cidade de Paipa Boyaca. Está será a segunda vez que os ciclistas irão competir em um evento internacional. Recentemente, ambos participaram do Campeonato Lippi Cannondale Cup 2017 (Copa Nacional do Chile), realizada no último dia 12, em Santiago.
Samuel diz estar muito satisfeito com o resultado no Chile e com a próxima prova. “Competir com pessoas do mundo todo traz novos aprendizados e principalmente novas experiências”, comenta. O ciclista ficou em 9° lugar na categoria sub 23 acoplada à elite. Enquanto Kilder, que ficou entre os três primeiros na modalidade Cross Country Olímpico -XCO, afirma estar no melhor momento da sua carreira como competidor profissional.
Para a Colômbia, Samuel será contemplado pelos patrocinadores Seven Bike House e Ciclo Performance. Já Kilder, ainda sem patrocínio, contará com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Esportes. A previsão é que os atletas continuem participando de eventos internacionais com o objetivo de somar pontos no ranking internacional.
Samuel Marotta Mapa
Nasceu em Ouro Preto, tem 21 anos. Atualmente ocupa o primeiro lugar no Ranking de Minas Gerais na categoria Sub 23. Compete profissionalmente há 2 anos. Recentemente ficou em 9° lugar na Copa Nacional do Chile na categoria sub 23 acoplada a elite. Somente neste ano, já participou dos campeonatos Uphill, da copa Minas e da Copa Internacional de Araxá. Seu sonho é participar das Olimpíadas, mas, para entrar ele deve estar entre os dois melhores no ranking internacional da sua categoria.
Kilder Melo
Ouro-pretano, de 34 anos, Kilder coleciona uma sucessão de títulos. Apenas neste ano, conquistou o primeiro lugar na Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), em Araxá, e foi o único atleta brasileiro a subir no pódio na Lippi Cannondale Cup 2017 (Copa Nacional do Chile), realizada neste mês em Santiago. Iniciou na Mountain Bike em 1998, acumulando 4 títulos brasileiros (1998/1999/2015/2016) dentre outros ao longo de sua carreira como competidor.