Os jardins do casarão Rocha Lagoa, que abriga a Secretaria de Cultura e Patrimônio, agora estão abertos a toda a população. Após receber os jardins do casarão tomados pelo mato, o secretário Zaqueu Astoni promoveu parceria com o Prolae – Programa de Liberdade e Assistência ao Encarcerado – e os custodiados fizeram a limpeza do local e a manutenção da rede elétrica, sendo possível agora transitar pelo espaço e contemplar a bela paisagem do centro histórico pela vista do imponente sobrado.
Como se trata de prédio público, o secretário tomou a medida de abrir os jardins à visitação da população e turistas para se e apropriarem do espaço, que é acesso à Igreja de São José e Igreja de São Francisco de Paula. Zaqueu anunciou também que as luzes do jardim estarão ligadas à noite, tornando o local ainda mais atrativo e estuda-se a possibilidade de abertura também à noite, até as 21 horas. “Como nestes dias acontecem as celebrações em honra à São José, muitos fieis passam pela ladeira e as luzes acessas, além da beleza do local, promovem mais segurança”, analisa o secretário.
Nos dias úteis o prédio funciona com atendimento ao público com as atribuições da Secretaria, como análise e aprovações de projetos, cumprir e fazer cumprir as disposições legais pertinentes aos atos e orientações dos órgãos superiores do Patrimônio e da Cultura entre outros.