Teve início na manhã de segunda-feira (05/06) o 1º Curso Integrado de Gestão de Riscos Urbanos que tem por objetivo a capacitação técnica dos servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social (Guarda Municipal, Fiscalização e Posturas, Ourotran e Comdec).
Na mesa de abertura, os presentes foram enfáticos na importância da capacitação e da aproximação dos órgãos de defesa social com intuito de salvaguardar a vida e também o patrimônio de Ouro Preto, cuja carta geológica apresenta riscos em todos os níveis em várias encostas.
De acordo com Neri Moutinho, que chefia a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec) a capacitação dos agentes de defesa civil, bem como os órgãos relacionados no Município, é de suma importância para ação integrada, caso haja um evento geológico que venha a colocar vidas em risco. Neri disse ainda que a Coordenadoria trabalhará, em breve, com as escolas de Ouro Preto para levar as informações aos alunos e professores para que estes possam multiplicar junto aos seus familiares. Segundo ele, isso será possível com metodologia do Proerd, da Polícia Militar.
Em sua fala, o secretário Antônio Ramos ressaltou que há um conjunto de informações técnicas que serão trabalhadas e repassadas aos profissionais durante toda a semana e que serão um marco para a prevenção em Ouro Preto e região. Segundo ele, o próximo Plano de Contingência será mais robusto, próximo à realidade local e com diálogo entre os vários setores que trabalham com a segurança.
O promotor da 4ª Promotoria de Justiça em Ouro Preto, Dr. Domingos de Miranda Ventura, que ministra palestra na próxima sexta, também falou aos presentes sobre a importância da iniciativa em aliar as técnicas disponíveis com especialistas do setor, além de esclarecer entre os presentes a necessidade de instrumentos que promovam maior segurança aos cidadãos e ao patrimônio.
O curso conta com apoio do Nugeo/Ufop, GeoConsultoria Jr., professores, alunos, arquitetos da Secretaria de Cultura e Patrimônio, engenheiros e outros profissionais que farão as palestras, com carga horária prevista de 40 horas, sendo que os palestrantes farão o trabalho gratuitamente.
O primeiro dia contou com presença do prefeito Júlio Pimenta e vice-prefeito, Tico Miranda, do promotor de Justiça, Dr. Domingos de Miranda Ventura, do comandante do 52º Batalhão PM de Ouro Preto, Tenente-Coronel Winder Rodrigues Pinheiro, do vice presidente da Câmara, vereador Chiquinho de Assis, do comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto, Capitão BM Guilherme Alcântara Gonçalves, do secretário Municipal de Defesa Social, Antônio Ramos, e do represente da Ufop, professor Frederico Sobreira.
Durante esta semana, a Secretaria de Defesa Civil funcionará em regime de plantão e atenderá por meio dos telefones: Defesa Civil: 3559 3121, Guarda Municipal: 3559 3026 ou 98498 6145 e Fiscalização e Posturas: 3559 3244.