O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Ouro Preto discute ações para melhorar o atendimento à saúde da mulher

No último sábado (03), a Secretaria de Saúde realizou a 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher. O evento teve como tema “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, e reuniu diversas pessoas para discutir e propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Estiveram presentes o prefeito Júlio Pimenta, a secretária de saúde Flávia Cotta, trabalhadores do Sistema de Saúde, representantes de Itabirito e Mariana, a presidente do Conselho da Mulher de Ouro Preto, o SIAME, o Conselho de Saúde e representantes da comunidade ouro-pretana.

De acordo com o prefeito, a Conferência da Saúde da Mulher é importante “porque vai nos trazer diretrizes e orientações para valorização, melhores metas e trabalhos no sentido de apoio à mulher”. Júlio ainda falou sobre o objetivo da Conferência, que é expor e discutir as principais necessidades do município em relação à saúde da mulher, para que a demanda seja enviada à Conferência Estadual e Nacional.

A população esteve presente em grande número e ajudou a discutir as ações, apresentando as demandas da comunidade. Para a secretária da Saúde, Flávia Cotta, essa participação é importante, pois auxilia na elaboração das diretrizes para as ações que serão aplicadas no município. Flávia ainda ressaltou que, com a conscientização das mulheres, é possível conscientizar toda uma família, já que “a mulher é a base da família, e ela tendo acesso a saúde de qualidade, trará a família também para participar dessas ações”.

Agora, os assuntos discutidos na 1ª Conferência da Saúde da Mulher serão organizados em um documento e, além de aplicados no município, também serão levados às Conferências Estadual e Nacional de Saúde da Mulher.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni