A Biblioteca da Ninica, na Casa da Cultura no bairro Padre Faria, reabriu suas portas na última semana com uma nova coleção de livros. Os títulos foram adquiridos pelo projeto Timbalê, com apoio da Prefeitura. Qualquer pessoa pode usufruir do empréstimo de livros, basta realizar o cadastro na biblioteca, que tem funcionamento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Atualmente o local disponibiliza mais de três mil exemplares em assuntos relacionados a literatura, história, cultura, economia, entre outros. A ampliação foi fruto das parcerias e doações que os coordenadores do projeto Timbalê, Arthur Versiani e Danielle Tereza Pena e Fortes, realizaram, a fim de melhorar o serviço para aqueles que buscam a biblioteca para enriquecer seus conhecimentos.
Arthur Versiani, ressalta que pretende transformar a biblioteca em um delivery de livros. Para isso, haverá, futuramente, um site em que a comunidade ouro-pretana possa alocar livros, participar de fóruns de discussão e indicar leituras para amigos. O material será entregue na casa do leitor e a previsão é que o usuário tenha até duas semana para renová-lo ou devolvê-lo.
Arthur Versiani, lembra que o programa continua realizando suas atividades no IFMG. No entanto, com a extensão do Timbalê para o Bairro Padre Faria, espera-se que as atividades possam abranger mais jovens, otimizar a ida dos alunos para as oficinas e principalmente tentar despertar o desejo dos participantes para estudarem no IFMG.
O Projeto
O programa Timbalê surgiu no ano de 2004 e conta com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e do Instituto Federal de Minas Gerais. Seu objetivo é oferecer oficinas gratuitas que reforcem o aprendizado escolar de crianças e adolescentes, por meio de aulas como teatro, música, esporte, informática e leitura.
Recentemente o projeto iniciou suas atividades na Casa da Cultura no bairro Padre Faria. Com a nova instalação, o programa visa aproximar suas atividades educacionais da comunidade. Arthur Versiani diz que além da reabetura da biblioteca, outra ação já está acontecendo no novo local: o curso de inglês. Com ele, jovens de 13 e 14 anos aprendem a gramática e a pronúncia das palavras da língua inglesa. Todas as atividades são orientadas pelo professor responsável e os encontros acontecem duas vezes por semana, com aproximadamente uma hora de duração.
Para o futuro, novas cursos culturais serão ofertados, entre eles a oficina de espanhol, de gravura, de introdução a informática para terceira idade, de audiovisual e de leitura, que será aberta a toda comunidade.
Mais informações pelo telefone 31 3551-7796. A Casa de Cultura fica localizada na Rua Padre Faria, 359, Bairro: Padre Faria.