O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Antônio Pereira, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou entre os dias 4 e 8 de setembro o curso Produção Artesanal de Alimentos. O curso foi voltado para o público alvo do Cras, com a participação de 12 pessoas que se encontram em vulnerabilidade social.
Durante as aulas, os alunos aprenderam como produzir alimentos assados, artesanalmente, utilizando matéria prima regional e seus derivados. Um dos objetivos foi resgatar a cultura da região, levantando costumes, receitas e tipos de alimentos produzidos. Também foram ensinadas técnicas de higienização do ambiente, dos alimentos, dos utensílios, dos equipamentos e das mãos, identificando os tipos de contaminação na produção de alimentos e principalmente a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Além disso, os participantes aprenderam sobre pesagem, embalagem, rotulagem e armazenamento da produção.
Segundo a coordenadora do Cras, Sabrina Oliveira, a semana foi de muita interação, integração e aprendizado. “A parceria com o Senar veio a somar ao município. A função social do Senar vai ao encontro da política do Cras na valorização pessoal, na autoestima, na promoção social, além de qualificar e incentivar a comunidade na busca de outras formas de fonte de renda”, ressalta Sabrina.
Além desse curso, foi realizado nos dias 31 de agosto e 01 e 02 de setembro, também em parceria com o Senar, o Curso Cuidados com Adolescentes, voltado para pais, educadores e lideranças da comunidade local. Foram discutidos temas como: Adolescência; Conflitos de Gerações; Comunicação; Transtornos e Doenças comuns na Adolescência; Família; Escola; Legislação e Vulnerabilidades na Adolescência.