No próximo dia 22 de novembro, a Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva comemora 116 anos de fundação. Para festejar a data, uma extensa programação vem sendo realizada desde sábado (11) celebrando também a padroeira dos músicos – Santa Cecília. As atividades contam com missas e procissão, sessão de cinema, retreta, apresentação do quinteto de metais e Sabadão Sertanejo.
História
A Sociedade Musical Santa Cecília possui atualmente 35 componentes. Foi foi fundada por um grupo de ferroviários, em 22 de novembro de 1901, dentre os quais se destacavam os senhores Paulino Teixeira Rosa, Eurico da Silva, Cezário da Cruz, José da Cruz e Joaquim José de Freitas, sendo este último o primeiro regente da Banda.
Seu principal objetivo é promover, desenvolver e divulgar a arte e a cultura musical das bandas de música no seu mais alto nível, e age independente de qualquer credo político, religioso, filosófico ou racial.
Durante muitos anos, a banda ocupou um pequeno salão que lhe foi cedido pelo senhor José Campos, sendo que em 1949, após uma grande mobilização de toda a comunidade, capitaneada pelo senhor Ilídio Marques, inaugurou a sua sede própria. Esta sede, com aumentos e melhoramentos posteriores, é ocupada até hoje pela sociedade.
Os músicos
Participar da banda é uma atividade que passa de pai para filho(s). Toda a comunidade tem interesse na manutenção da banda. As aulas de teoria e iniciação musical são oferecidas às crianças desde o momento em que são alfabetizadas: elas escolhem entre os músicos aquele com quem deseja aprender e quando o mestre julga que o aluno já está preparado, ele é introduzido oficialmente como músico.
Manutenção
A banda se mantém através das apresentações realizadas em todo interior de Minas. Além de propiciar uma formação musical que permite aos músicos se especializarem futuramente. Nestes 116 anos de existência, a banda tem prestado relevantes serviços à comunidade, contando sempre com o espírito sincero e participativo de todos os seus componentes, pois participa de todas as festas da comunidade, ajudando a promover a integração e o desenvolvimento de Rodrigo Silva.
Mais do que um Patrimônio Cultural, a Banda é um Patrimônio sentimental de todos aqueles que gostam do lugar.
Programação das comemorações:
Dia 18/11/2017 (sábado)
- 22h – Sabadão Sertanejo em comemoração aos 116 anos da SMSC, no Espaço Takuais.
DIAS 16, 17 e 18/11/2017
- 19h – Tríduo Preparatório em honra a Santa Cecília, na Igreja de Santo Antônio.
Dia 19/11/2017 (domingo)
- 16h – Procissão com a imagem de Santa Cecília, saindo da residência do músico Flávio Edmundo dos Anjos.
- 17h – Missa em homenagem a Santa Cecília e pelos 116 anos da banda na Igreja de Santo Antônio.
Dia 22/11/2017 (quarta-feira
- 19h – Missa em Ação de Graças a Santa Cecília e pelos 116 anos da banda na Igreja de Santo Antônio.
Dia 25/11/2017 (sábado)
- 19h30 – Retreta da Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva.
- 20h30 – Sessão Solene e Exposição “Olhares de Cabecinha”.