Em decorrência dos alagamentos ocorridos no distrito Cachoeira do Campo após as chuvas dos últimos dias, a Prefeitura de Ouro Preto conta com uma força tarefa composta pela Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Comunicação Social que trabalham no apoio às áreas de risco, atendimento à saúde e na comunicação direta com a população.
Nas enchentes, todo tipo de lixo, além fezes de animais e o próprio esgoto doméstico, misturam-se nas águas de enchente configurando risco iminente de contaminação por doenças como hepatites, leptospirose, diarréia, febre tifoide e até mesmo a cólera.
Para evitar tais doenças, a Prefeitura está vacinando a população atingida. Leonice Vieira, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, informa que as equipes estão focadas inicialmente no trabalho de triagem e identificação das pessoas que tiveram contato direto com a água contaminada para que elas possam ser imunizadas. Para isso, é necessário verificar o histórico vacinal e evitar a dupla vacinação.
Para essas pessoas, serão distribuídas doses de hipoclorito de sódio para desinfetar os imóveis e purificar a água para o consumo humano. Além disso, as hortas que tiveram contato com a enchente devem ser descartadas e toda água que for consumida deve ser fervida, filtrada e preparada com a dosagem correta de hipoclorito.
Para informar a população de Cachoeira do Campo, a Prefeitura está distribuindo em postos de saúde e também nas comunidades mais afetadas um panfleto explicativo com orientação às famílias, trabalho que conta com o apoio das agentes comunitárias de saúde, técnicos, enfermeiros, todos da rede local e da imunização da vigilância sanitária.
A Prefeitura está realizando as seguintes ações:
- Contato individualizado com as pessoas acometidas oferecendo atenção à saúde;
- Visita aos locais em que houve alagamento ou enchente;
- Verificação de contaminação de alimentos em depósitos e hortas;
- Identificação das condições salubres dos imóveis;
- Verificação da situação vacinal dos atingidos.
Caso tenha tido contato com a água da enchente, tenha os seguintes cuidados:
- Ferva, filtre e dose hipoclorito de sódio em toda água que for para consumo humano, beber ou cozinhar.
- Em caso de contato com água de enchente, lave as roupas com desinfetante e passe-as com ferro elétrico.
- Em caso de contato com água de enchente, descarte a plantação de hortaliças e legumes;
- Em caso de sintomas anormais, procure o posto de saúde mais próximo.