Organizado pela Arquidiocese de Mariana, o evento conta com debates e oficinas
Com o objetivo de reunir as diversas forças femininas presentes na arquidiocese de Mariana, Ouro Preto sediará o 4º Encontro de Mulheres, que acontece nos dias 2 e 3 de março. O evento é organizado pela Arquidiocese de Mariana e neste ano terá como tema “Mulher: Sal e luz – agente de transformação”. A expectativa é receber cerca de 250 participantes, representando as cinco regiões pastorais. A programação conta com mesas de debate e oficinas.
“O encontro de mulheres é uma demanda que veio do quinto Fórum Social pela Vida diante da realidade de nossa sociedade. Temos inúmeros casos de violência contra mulher, de atitudes machistas. A própria Campanha da Fraternidade ao falar sobre violência, vai abordar a realidade da mulher, que ainda sofre muitos tipos de violência. E nós estamos no Ano do Laicato. Quando se fala do agente transformador, nós também estamos falando da mulher. Que a mulher precisa ter consciência de que ela é um agente transformar na família, no trabalho, em todos os lugares. E o encontro é um espaço para troca de experiência, para a reflexão e partilhas. Onde nós, mulheres, podemos falar de nossa realidade, de nossas ações, de nossos medos”, conta Silene Gonçalves da equipe de organização.
As inscrições podem ser realizadas nos Centros Regionais de Pastoral. Mais informações pelo e-mail spolitica@yahoo.com.br ou pelo o telefone (31) 3557 1746.
Edições passadas
Como fruto do V Fórum Social pela Vida, realizado em 2013, o Encontro de Mulheres surgiu como um espaço para discutir temas que envolvem a mulher na sociedade atual. Em 2014, com a articulação de uma equipe do Fórum, foi dada a largada para a realização da primeira edição.
O I Encontro foi promovido na cidade de Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul, em 2015, e teve como tema ‘Mulheres, presença forte na defesa da vida’. No ano de 2016, a segunda edição, que discutiu sobre “Casa Comum, nossa responsabilidade”, foi promovida em Congonhas, Região Oeste. A terceira edição foi realizada em Urucânia, Região Leste, e teve como tema “Empoderamento feminino, por igualdade de oportunidades”.