A situação dos cães e gatos que circulam pelas ruas de Ouro Preto, além de dolorosa para os bichinhos, ainda gera graves problemas de saúde pública para o município. São muitos os animais abandonados por seus tutores, que, na maioria das vezes, desconhecem que podem responder por crimes de maus-tratos.
A Prefeitura de Ouro Preto está empenhada em implantar ações que possibilitem solucionar este triste cenário, e está licitando os serviços de recolhimento, guarda temporária, castração, microchipagem, imunização e eutanásias dos casos previstos em lei.
Em constante diálogo com as organizações de defesa dos animais, a Prefeitura quer ampliar ações educativas que estimulem a consciência da posse responsável, a importância da esterilização cirúrgica (castração) para a saúde e o controle reprodutivo de cães e gatos, a necessidade de vacinação e desverminação (dar remédio para vermes) de cães e gatos para a prevenção de doenças.
Esses temas também serão abordados na “Campanha de Guarda Responsável”, que irá distribuir material gráfico e realizar palestras pelo Programa Saúde na Escola (PSE) uma parceria com o Ministério da Saúde que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, pela melhoria da qualidade de vida da população. O caráter criminoso do abuso e dos maus-tratos contra os animais, nos termos da legislação vigente, também será alvo permanente desta e de outras ações de combate ao crescente número de cães e gatos abandonados nas ruas por seus donos.
Para o mês de junho, o setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Organizações locais, já solicitou a presença do ‘Castramóvel’ da ONG AJUDA, que realiza por todo o Estado trabalhos educativos e de castração.