O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mariana, após um longo processo, recebeu o credenciamento pelo Ministério da Saúde para integrar a rede de CAPS nacionais.
O credenciamento do Ministério da Saúde permite ao CAPS – Mariana receber recursos financeiros do Governo Federal, destinados aos gastos necessários ao espaço, como a compra de materiais para as oficinas terapêuticas – que poderão englobar técnicas de jardinagem, artes plásticas, pintura, marcenaria e costura – e a contratação do serviço de supervisão clínica.
Segundo a coordenadora do CAPS, Germana Pimenta Bonfiolli, com o credenciamento e os recursos adquiridos a partir dele, o serviço no espaço poderá ser incrementado, ampliando, assim, a qualidade do atendimento realizado. Mais que isso, com o aumento da oferta de atividades, o número de pacientes atendidos poderá também aumentar, de acordo com o limite estabelecido pelo Ministério.
A trajetória até o credenciamento é vasta: em 2002, durante a Conferência Municipal da Saúde Mental, foram indicadas as deliberações com as modificações necessárias para a implementação do CAPS. No entanto, até o início deste ano, o espaço físico destinado ao Centro impedia a liberação. Assim, foi necessária a adequação do local que, hoje, funciona à Rua 16 de Julho, Centro. Desde então, a equipe do CAPS trabalhou a fim de adequar o espaço às exigências estatais.
O CAPS atende pacientes com sofrimento mental grave, pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, numa forma substitutiva ao hospital psiquiátrico.