Centenas de pessoas participaram de uma mobilização com intervenção temática no enfrentamento à violência contra o idoso. A intervenção aconteceu na quarta-feira (24) na Praça da Sé, centro de Mariana, em continuidade às comemorações da Semana do Idoso, que teve a programação iniciada na segunda-feira (22). Com alegria e irreverência, o grupo caminhou pelas ruas históricas da cidade e chamou a atenção de motoristas e pedestres.
As atividades da programação são do Recriavida, uma iniciativa desenvolvida pela prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que visa contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. De acordo com a coordenadora do programa, Maria Adriana Barbosa Ferreira, mais de mil idosos são atendidos em modalidades que contemplam fisioterapia, acompanhamento médico e psicológico. “O programa foi criado em 2002 para proporcionar a socialização e a integração dos idosos que foram encaminhados pelos médicos ou pela própria família”, esclarece Maria Adriana.
Com muita disposição, a aposentada Teresinha de Paula Castro, 76 anos, relata a importância da iniciativa para a saúde da melhor idade. “Muitos idosos vão pra lá com Alzheimer, pressão alta, depressão, e conseguem ficar bem. O melhor benefício, além da assistência recebida é também a convivência com a turma”, ressalta Teresinha. Para encerrar a programação, nesta sexta-feira (26) acontece o baile da Melhor Idade Junto ao encerramento oficial da Semana do Idoso, na Rua Dois de Outubro, Vila Maquiné.