O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Mariana reafirma compromisso com entidades que cuidam de pessoas com deficiência

Mariana reafirma compromisso com entidades que cuidam de pessoas com deficiência

Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na quarta-feira (03), o município de Mariana reafirma o seu compromisso de apoio às entidades que cuidam das pessoas com necessidades especiais, para que elas tenham vida saudável e maior integração com os outros.

Em julho deste ano, por exemplo, o município repassou a diversas entidades filantrópicas de Mariana mais de R$ 280 mil em subvenções sociais. Ao todo mais de dez entidades receberam recursos, dentre elas a Casa Lar Estrela e as Obras Sociais Monsenhor Horta, mantenedora da Comunidade da Figueira.

Com o apoio da prefeitura, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) tem cumprido a sua missão de integrar os deficientes nas atividades cotidianas, além de realizar projetos em diferentes áreas. A entidade funciona há 19 anos, e conta com cerca de 200 alunos de seis meses a 83 anos.

Atividade – No sábado (06), a Associação Marianense de Acessibilidade (AMAC) promoveu ato na região central da cidade com objetivo de conscientizar a importância da acessibilidade para os deficientes.
A manifestação percorreu o Terminal Turístico, passando pelo Centro de Convenções e Prefeitura de Mariana. A AMAC foi criada em 2013, com a ajuda de moradores, alunos, professores e deficientes.

Para garantir maior acessibilidade, segurança e conforto aos cidadãos, a Prefeitura de Mariana tem feito reformas e readequações de acessibilidade das calçadas do perímetro urbano, onde é possível tal intervenção. O objetivo é possibilitar que os cidadãos possam ir e vir com segurança.

Ações – As cidades históricas padecem de estruturas adequadas, pois não foram planejadas com esse tipo de preocupação. Assim são frequentes as escadarias, degraus e portas estreitas que dificultam a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

No perímetro onde não há restrição de intervenção, foram reestruturados, aproximadamente, 10 mil metros de passeios em todos os bairros. A ação tem por objetivo reconstituir trechos danificados além de criar mais áreas de circulação e mobilidade urbana.

Outra ação da atual gestão é a determinação em lei que todas as obras no município ofereçam acessibilidade. Algumas áreas já estão readaptadas, como a Avenida Nossa Senhora do Carmo, que foi requalificada.
Dentro desse trabalho contemplou reestruturações de canteiros, melhorias na sinalização viária e serviços de arborização, pisos táteis (pisos direcionais e de alerta elevados voltados à acessibilidade de pessoas com deficiência visual) serão implantados nas calçadas. Outras ações ligadas à melhoria do trânsito de pedestres na avenida foram a construção de faixas elevadas e a correção na declividade das entradas de garagem.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni