A Câmara de Mariana recebeu o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (AMAAC), Geraldo Leal, e os membros Paulo Flávio Teixeira e Maria de Fátima Carneiro na Tribuna Livre. Junto a eles, dezenas de moradores da comunidade participaram da reunião ordinária dos vereadores no dia 8 de junho.
Os representantes da comunidade destacaram os atributos do subdistrito, entre eles as duas fábricas de blocos de concreto, a maior bacia leiteira do município, duas cooperativas leiteiras, dois times de futebol que estão disputando a primeira divisão do campeonato municipal, duas igrejas, um alambique, uma escola de Educação Infantil e Ensino Médio, dois hotéis-fazenda, cachoeira, além do rico comércio. Os moradores listaram também todos os problemas que ainda precisam ser solucionados, como a carência de telefonia móvel, a situação da água, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a necessidade de transporte público que atenda os estudantes.
Segundo o líder comunitário, Paulo Flávio, a iniciativa de utilizar a Tribuna Livre surgiu durante a Audiência Pública realizada pela Câmara com o objetivo de buscar caminhos para elevar o subdistrito de Águas Claras à categoria de distrito. Para Maria de Fátima, “uma andorinha só não faz verão e agora a comunidade não está mais sozinha”.
O vereador Geraldo Sales “Bambu” (PROS) sugeriu que todas as reivindicações sejam enviadas, separadamente, de acordo com o assunto, para cada Secretaria da Prefeitura. “Que façamos pedidos de providências separados por Secretaria, com a assinatura dos quinze vereadores, para não se confundirem no Executivo”, ressalta o parlamentar.
O presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), reafirmou o compromisso do Legislativo. “Como presidente dessa Casa, asseguro a todos que vamos cumprir nosso papel cobrando e garantindo que a comunidade seja ouvida e possa ser atendida. As demandas de Águas Claras são pequenas, não há motivos para não atendê-las”, frisou Freitas. O presidente da Câmara lembra que as demandas do subdistrito são reivindicações reincidentes já solicitadas e aprovadas pelos parlamentares em Plenário.
O vereador Juliano Duarte (PPS) ressaltou que os vereadores irão se reunir nos próximos dias com os membros da comissão de moradores de Águas Claras e representantes do Executivo para debaterem os procedimentos para a desejada elevação da localidade à categoria de distrito.