O presidente da Câmara de Mariana, Tenente Freitas (PHS), e o vereador Juliano Duarte (PPS) receberam representantes da empresa Samarco Mineração no dia 23 de julho. Eles conheceram o Projeto de Alteamento das Barragens Germano e Fundão apresentado pela empresa.
De acordo com o coordenador de construção do projeto, Eduardo Moreira, trata-se de uma continuidade operacional. Moreira afirma que estão previstas 550 contratações ao longo da execução das obras. As atividades já foram iniciadas e têm duração prevista de 24 meses. O projeto contempla a construção de um novo sistema extravasor no sistema de adução de rejeitos arenosos e lama para atender as barragens de Fundão e Germano, além de construção de drenos internos.
Tenente Freitas destaca a transparência da empresa. “Demonstra que a Samarco tem a preocupação em mostrar o que tem feito em cada ação que vai executar”, parabeniza ele. “Tendo em vista a crise que estamos passando, o projeto pode ajudar nossa comunidade com a geração de alguns empregos,”, destaca o presidente da Câmara.
“Estamos cobrando que os empregos sejam realmente para os marianenses”, aponta o vereador Juliano ao ressaltar que o projeto promoverá um aumento na arrecadação municipal.
A área envolvida terá uma abrangência de 204,65 hectares e o investimento do projeto é de R$ 291,6 milhões. A arrecadação de impostos municipais será em torno de R$ 5,7 milhões.
Também participaram da reunião os analistas de Desenvolvimento Sócio Institucional da Samarco, Vinícius Ventura e Rafael Leal Vale.