O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
4 min

Vereador assume secretaria de Saúde em Mariana

Vereador assume secretaria de Saúde em Mariana

O município de Mariana tem novo secretário da saúde. O cargo, antes ocupado por Germano Zanforlim, fica agora sob responsabilidade do vereador Juliano Duarte (PPS) irmão do prefeito Duarte Júnior. A mudança foi anunciada na segunda-feira durante sessão ordinária da Câmara Municipal em que o edil pediu afastamento, por tempo indeterminado, do cargo e anunciou Geraldo Magela de Oliveira (PSDB) como seu sucessor.

A situação do serviço público de saúde em Mariana não ia bem. Demoras no atendimento, filas extensas para conseguir remédios e demissões em série marcaram as últimas semanas. Nas redes sociais, moradores reclamavam e expunham os problemas que beiravam o caos. Com o novo secretário a situação já começa a mudar, tendo nova equipe e considerável melhora no atendimento.

Segundo informações do site Território Press, o vereador Juliano Duarte, agora responsável pela pasta, anunciou Marilene Romão como a nova secretária adjunta de Planejamento e Ações de Saúde; Wagner de Almeida como coordenador de Normatização Humanização e Melhora da Qualidade da Saúde e Márcio Petraglia, que já foi secretário de saúde em governos anteriores, como secretário adjunto de Administração de Saúde.

Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (1) Juliano esclareceu algumas posições do seu governo. “Eu gosto de ser vereador, é uma honra e um privilégio fazer parte de uma Câmara tão atuante. Eu sempre tive vontade [de ser secretário de saúde] mas eu queria assumir uma gestão desde o início para que pudesse fazer um planejamento da ações e tivesse um orçamento para trabalhar. Hoje, meu primeiro dia de trabalho, eu já recebi três notificações da justiça, mas visitarei cada setor e olharei as questões mais urgentes. Eu assumo a secretaria com uma dívida de mais de 1,5 milhão de reais e esse valor tende a crescer”, destacou Juliano.

Quanto às demissões que já aconteciam há algumas semanas, o secretário afirmou que olhará os casos dos contratados e dos desvios de função que acontecem. Segundo ele, por enquanto, as mudanças serão apenas nas secretarias adjuntas, mas que a tendência é diminuir o número de funcionários. “Vamos fazer de tudo para preservar o emprego dos servidores, mas talvez seja necessário fazer ainda alguns cortes”, salientou.

Outras questões urgentes foram expostas por Juliano, como o problema com o Hospital, que está com o contrato vencido e foi renovado por mais um mês; a situação da farmácia e da falta de medicamentos; os exames e cirurgias que estão aguardando para ser marcados etc.

A gestão de Juliano promete ser diferente da anterior. O ex-vereador afirmou que quer melhorar o contato com os setores da saúde e pediu que os servidores o procurassem para falar sobre as necessidades da saúde. “Farei o possível para mais acertar do que errar”, destaca o secretário.

O prefeito ‘Du’ afirmou que Juliano assume a pasta com total autonomia, assim como outros secretários. “Assumir a secretaria de saúde é um desafio, porque uma realidade é quando você tem recursos para investir, outra é quando precisa continuar diminuindo os gastos. A previsão é que fechemos o ano com déficit em 52 milhões, os cortes estão diminuindo dois milhões por mês, mas ainda não é a solução”, salientou o prefeito, que pediu aos presentes que apoiassem o irmão no novo cargo, pois a situação é geral em todo município e o problema é de todos.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni